terça-feira, 14 de junho de 2016

DESIGNER DE INTERIORES: MUITO ALÉM DA DECORAÇÃO

É comum confundir decorador e designer de interiores. Podemos até contratar serviços de decoração para mudar as características físicas da obra ou projeto. No entanto, há uma delimitação importante entre estes profissionais. Então, qual seria a diferença entre o designer de interiores e o decorador?

Decoração: A estrutura não foi modificada, apenas foi adicionado objetos, trazendo textura e cor para o ambiente.
                              
O decorador é aquele profissional formado (ou não) em um curso de curta duração ou é um autodidata, que detêm um senso de estética e organização. Suas atribuições são específicas, tendo como funções à escolha de acessórios, móveis ou cores, sem que altere fisicamente a obra.


Projeto de Design: Os mobiliários, piso e iluminação foram modificados. Alterando um ambiente simples para um ambiente luxuoso e aconchegante.

O designer de interiores tem a função de organizar o espaço seguindo certos preceitos. Nos projetos de design são orientados por normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica. Este profissional é capaz de captar as reais necessidades dos CLIENTES e concretizá-las através de projetos específicos. Nestes projetos podem-se ter a reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços e do desenvolvimento de peças exclusivas ao conceito criado. O Designer é um profissional habilitado, e trabalha em parceria com o arquiteto afim de resolver os espaços da edificação de forma a atender melhor as necessidades estabelecidas pelo cliente, para complementar o fechamento da obra.

      É importante salientar que para se  tornar um Designer de Interiores é preciso, antes de qualquer coisa, graduar-se em uma boa universidade, que seja reconhecida e cujo curso seja devidamente registrado e aprovado pelo MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário