segunda-feira, 13 de junho de 2016

O SURREALISMO

Como avaliação da 2ª unidade da Disciplina História da Arte e do Design construímos um álbum sobre o tema Surrealismo. O trabalho foi motivante e aqui vou dividir um pouco do conhecimento acerca desse movimento artístico tão inspirador.



Surrealismo

O Surrealismo surgiu na França em 1929. Seu marco inicial foi a publicação do “Manifesto Surrealista”, do poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924. Este manifesto declarou os principais princípios do movimento surrealista: ausência da lógica, a realidade "maravilhosa" (superior) e a exaltação da liberdade de criação. Outro marco importante do Surrealismo foi a publicação da revista “A Revolução Socialista”.

Foi significativamente influenciado pelas teses de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, que não seguia os valores da burguesia como família, status e pátria. Sua teoria psicanalista descreveu a importância do inconsciente na criatividade do ser humano e recomendou a libertação dos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade, dando vazão aos sonhos e ao inconsciente. Os artistas surrealistas os seguiam, criando obras repletas de humor e utopias, contrariando a lógica.


Os principais artistas do surrealismo foram  o poeta e crítico francês André Breton, o escritor e crítico de arte Guillaume Apollinaire, os poetas franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró e o pintor alemão Max Ernst.

Nenhum comentário:

Postar um comentário