terça-feira, 14 de junho de 2016

TRANSIÇÃO ENTRE ESCOLA E FACULDADE

É na faculdade que você sai da "bolha". No colégio, você convivia basicamente com pessoas que moram no seu bairro, e só. Aquelas mesmas pessoas e rostos por anos e anos. Na faculdade, você encontra gente de todos os bairros, de todas as partes da cidade, e até de outras cidades, o que expande seu círculo social e sua noção da vida.
Sair de um ambiente em que você conviveu a vida toda e conhece todo mundo para ingressar numa jornada desconhecida, desafiadora e misteriosa, realmente nos enche de dúvidas e preocupações. A transição entre o colégio e a faculdade assusta sim, mas depois que embarcamos nessa nova fase da vida, vemos que não é nenhum bicho de sete cabeças.
A passagem do colégio para a faculdade é rápida, e a responsabilidade que é jogada nos ombros do aluno é instantânea. De um momento para o outro, você passa a ser considerado adulto e tem que saber lidar com isso. Na faculdade você será tratado com essa maturidade em qualquer situação, e é por isso que somos obrigados a amadurecer em muitos sentidos.
Você tinha tempo de sobra e não sabia. Na faculdade você vai ter livros em cima de outros livros para ler, tarefas e mais tarefas para um curto período de tempo, trabalhos longos que sempre deixam os alunos desesperados na última hora e várias provas de diferentes matérias coincidindo no mesmo dia. Vão ter horas em que dá vontade de jogar tudo para o alto. Seus finais de semana, infelizmente, terão outros propósitos também além de "relaxar".
Diferente do colégio, onde você só se preocupava em estudar para passar na prova e não ficar "de recuperação", na faculdade você vai precisar se preocupar para onde está levando sua vida profissional. É nesse novo ambiente em que se constrói a base da carreira que você quer seguir, e se você não levar isso à sério acaba sofrendo as consequências lá na frente. Portanto, preocupar-se em não voltar com dúvidas para casa e ter vontade de sempre aprofundar e aplicar o que aprendeu faz a diferença para você e para seu futuro.
Quando o jovem termina o curso de graduação, surge a dúvida. E agora? O que fazer? É importante fazer uma pós-graduação? Um MBA? Ou seria mais adequado um mestrado? Seriaoportuno esperar alguns anos para “amadurecer” antes de fazer uma especialização?


Qualquer que seja o curso escolhido, lembre-se que seu sucesso depende de você. De sua determinação, de sua capacidade de realizar pesquisas, de relacionar-se com os outros, de efetuar entregas no prazo e com alto padrão de qualidade. Estude sempre, invista em você, no seu crescimento pessoal e profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário